steve oliverEducação, News

3 razões para Calibrar sua CMM hoje

Nos últimos anos, as Máquinas de Medição por coordenadas (CMM) tornaram-se essenciais na maioria das fábricas em todo o mundo. Mesmo com a chegada dos Laser Trackers e do braço portátil, as CMMs mantiveram seu lugar no processo de controle de qualidade como verificação final e confirmação dos resultados de inspeção. Robustas, a maioria de seus movimentos são analógicos e manipulados pelo usuário. Por essas razões, a manutenção e calibração acaba sendo muitas vezes negligenciadas, especialmente se o desempenho da CMM não estiver com falhas visíveis.

Se a máquina é bastante usada, em diferentes turnos ou se houver mudanças dos operadores, recomenda-se maior frequência de verificação. A certificação da ISO determina que para um padrão adequado, a verificação precisa ser realizada pelo menos uma vez ao ano.

Geralmente a calibração cmm é feita no momento da instalação, depois conforme necessário, para determinar mapeamento de erros. Normalmente, o responsável pela calibração da CMM é o Fabricante de Equipamentos Originais (OEM), mas alguns provedores de serviços de metrologia (MSP), como os Serviços de API, também oferecem verificações completas de CMMs usando um Laser interferômetro junto com software. As calibrações são um processo indispensável para CMMs, incluindo tabelas de compensação de erros diretamente no software da máquina para restaurar a funcionalidade ideal.

É importante notar a diferença aqui entre calibração e verificação. A verificação é uma tarefa que é realizada em intervalos periódicos (muitas vezes anualmente) para determinar se a CMM ainda atende à especificação do fabricante. A verificação pode ser realizada mais rapidamente no local por um MSP ou pelo departamento de qualidade interno, mas não diagnostica onde o erro da CMM está ocorrendo nem corrige o erro como a Calibração completa faz. Além de manter a conformidade com a ISO, existem várias razões para calibrar sua CMM hoje:

1) Validação

Mesmo que uma CMM esteja funcionando como prevista, a calibração e a verificação devem ser feitas em intervalos regulares para garantir que a precisão da máquina permaneça para especificação. Esses processos são em grande parte preventivos. Seu objetivo é corrigir erros antes que eles se tornem significativos o suficiente para afetar o desempenho do CMM. As medições de CMM verificam todos os outros processos da planta, desde a modelagem CAD, usinagem até verificações pontuais durante todo o processo. A manutenção regular da CMM pode ajudar não só a evitar falhas em cascata que podem ser caras em termos de material desperdiçado e tempo de inatividade, mas para pegá-las à medida que estão se desenvolvendo.

ícone de validação

2) Recuperação de desnível

Toda vez que a CMM sofre um desnível isso pode afetar a quadratura dos eixos. No mínimo, a máquina deve ter seus eixos verificados após cada irregularidade. Isso pode ser feito a partir de um equipamento de verificação rápida como BALLBAR API ou um medidor de verificação de máquina. Para ser precisa, a CMM deve receber uma calibração completa com o Laser Interferômetro do OEM ou de um Provedor de Serviço para compensar quaisquer erros encontrados no local.

ícone de recuperação de acidentes

3)Repetibilidade

Para obter uma completa precisão, as medidas de CMM precisam ser não só apenas verdadeiras mas também precisas em repetibilidade. Os erros de repetibilidade podem ser atribuídos incorretamente a erros em outros lugares do processo de fabricação se não forem identificados através da manutenção de rotina. Erros crônicos de repetibilidade do CMM, como arrasto do rolamento de ar ou unidade gasta, podem precisar de reparo físico do OEM se não forem corrigidos pela calibração.

ícone de repetibilidade

O desempenho do CMM deve ser testado regularmente (seja através de Verificação ou Calibração) para garantir a posição do CMM como a verificação final de todos os outros processos de fabricação da fábrica. Além de serem necessárias para a certificação ISO, essas inspeções podem ajudar a diagnosticar erros antes de exceder a tolerância e levar a produtos de sucata caros e tempo de inatividade. Se você estiver procurando por Verificação ou Calibração do CMM, entre em contato com a equipe experiente de Metrólogos da API Services abaixo.

Contate-nos e peça uma cotação para verificação de sua máquina-ferramenta.

Leia mais notícias sobre metrologia da API

  • Laser Tracker no Setor Naval
    A indústria da construção naval é uma forte usuária de Laser Trackers para aplicações de metrologia dimensional em todos os seus processos de usinagem e montagem. A principal vantagem do uso do Tracker na construção … Read More
  • Energia Eólica
    As pás são utilizadas nos parques eólicos para pegar a força do vento, e são muito mais complexas do que parecem. As pás são projetadas, moldadas e montadas em grande escala. Na verdade, algumas destas … Read More
  • O que é a Indústria 4.0?
    O termo Indústria 4.0 é muito utilizado quando se fala sobre modernização de plantas fabris. Tornou-se um chavão popular geralmente seguido pela frase “Controle de Processos” e imagens de robôs e linhas de montagem automatizadas, … Read More