Laser Tracker no Setor Naval

APIEducação

A indústria da construção naval é uma forte usuária de Laser Trackers para aplicações de metrologia dimensional em todos os seus processos de usinagem e montagem. A principal vantagem do uso do Tracker na construção naval é maximizar o valor e a produtividade no tempo do guindaste. O guindaste é o equipamento mais essencial do estaleiro, mas também é o mais caro de funcionar.

No passado, o guindaste manteria a peça usinada de um a dois dias, depois a peça era medida no dique. Realizando-se um re-trabalho onde as vezes era necessário devolver a peça de volta, recortar e remontar o processo.

Hoje, essas peças construídas podem ser medidas por um Laser Tracker na própria fábrica. Em seguida, pode ser ajustada no dique do navio pelo mesmo Tracker. O software de Metrologia do Tracker pode então sobrepor os dados das duas medidas e criar um alinhamento mais adequado para as peças construídas.

Abaixo estão algumas das muitas aplicações que agora se tornaram comuns para Laser Trackers dentro da indústria naval. Os benefícios do Laser Tracker incluem portabilidade, facilidade de operação, consistência de dados medidos, capacidade de medição de curto e longo alcance e feedback imediato da medição, permitindo ajustes em tempo real.

Pré-corte de unidades de navios

O Laser Tracker pode inspecionar qualquer parte do estaleiro. Os operadores do Laser Tracker fazem um levantamento de borda limpa, usando linhas centrais, traseiras, de estrutura para alinhá-las. Em seguida, o material é medido, juntamente com as mesmas linhas de referência do navio em drydock para criar um modelo adequado para soldá-los juntos. Os usuários finais podem usar o software de Metrologia do Tracker para coletar pontos de dados e identificar um critério de corte para alinhar a nova peça à unidade drydocked do navio.

Pesquisa de componentes nucleares

O Laser Tracker é usado para examinar todos os componentes nucleares antes de serem carregados em um porta-aviões ou submarino. O Reator do Navio é medido para coletar dados construídos para todas as características, e é monitorado à medida que é colocado dentro. Isso elimina o retrabalho no campo e cria uma referência construída que está próxima do projeto de soldagem.

Monitorando componentes

Uma vez que os componentes nucleares são soldados para baixo, o Tracker é usado para examinar os bicos de entrada e a saída do reator de loop (geradores de vapor, bomba de refranhador do reator e o pressurizador). O Laser Tracker é usado para examinar a localização, o plano e o ponto central de cada tubo. Os dados são usados para criar um novo modelo para a pipefitter, e modelos de capacidades que combinem com o tubo real no navio em drydock. O Tracker também fornece linhas de altura e trabalho para cada tubo que ajudará a simular o ajuste como deveria estar no navio. Sem um Tracker, o tubo pesado precisa utilizar o guindaste para colocá-lo no navio, então medido, marcado, descarregado, enviado de volta para a loja ou trabalhado no navio, e recortado. Então o processo de ajuste começaria novamente. Esse tipo de movimento pode girar três ou quatro vezes antes que um ajuste adequado seja alcançado.

Anexos de bordo

Além de componentes nucleares e tubulações, o Tracker é usado para medir anexos que se encaixam no corpo da navio. Os aviões de arco e popa, a vela de um submarino, a casa insular de um porta-aviões, lemes, furos em porta-aviões e submarinos recebem o mesmo processo de pré-corte que outras peças essenciais antes da montagem. Para algumas dessas partes, as medidas de pré-corte e montagem são mais complicadas, pois necessitam cortes angulares para montagem em vez de cortes horizontais ou verticais retos. Por exemplo, o diedral do submarino deve ser definido para um certo arremesso, rolo e guinada no corpo real do submarino. O Laser Tracker é essencial para determinar esses cortes angulares com base na forma construída do submarino.

Alinhamento de Fundação

O alinhamento de precisão para fundações elimina muito do trabalho da perna e do consumo de tempo da medição convencional, usando o Laser Tracker para alinhar, nivelar e moer as bases do navio. Os Laser Trackers substituem os métodos convencionais de alinhamento, localização e transferência de sistemas de referência para as áreas, em seguida, os usuários finais dos laser trackers auxiliam na soldagem e fresagem das fundações.

Alinhamento do eixo

Um exemplo de um dos processos utilizados no alinhamento do eixo é o seguinte: Estabelecer “ninhos de realocação”/Benchmarks em cada um dos espaços que contêm rolamentos para o sistema. O usuário do laser tracker pode então medir os centros de componentes ou rolamentos existentes que não foram modificados. É preferível que os componentes ou rolamentos que estão sendo utilizados nesta fase sejam de maior distância um do outro. Depois que esses centros componentes forem medidos, uma linha central (CL) encontrada será estabelecida. Após a criação da CL, a API pode auxiliar a mecânica na localização dos centros dos novos rolamentos horizontais para se alinhar com a linha central existente.

CONTATE NOS